OS MAPAS E SUA HISTÓRIA - MAPS AND ITS HISTORY

OS MAPAS E SUA HISTÓRIA

Introdução


Antes mesmo da invenção da escrita a cartografia, como atividade, já era conhecida na Pré-História. Como vocábulo Cartografia foi criado pelo historiador português Visconde de Santarém em carta de 8 de dezembro de 1839 escrita em Paris e dirigida ao historiador brasileiro Adolfo de Varnhagem. Antes da consagração deste termo o vocábulo usado era cosmografia.



Seja vocábulo ou atividade o importante é saber que a cartografia é um misto de arte, ciência e tecnologia responsável pela elaboração dos mapas onde são assentadas as informações geográficas, bases sobre as quais se constroem decisões e soluções para os problemas sócio-economicos e técnicos apresentados.


A cartografia foi a principal ferramenta usada pela humanidade para conhecer e ampliar os espaços territoriais e organizar essas ocupações. Hoje ela está presente no cotidiano da sociedade, seja levando soluções para problemas, urbanos, de segurança, saúde pública, turismo, meio ambiente, navegação ou auxiliando outras atividades.


Conceitos, Definições e Objetivos


Conceitualmente, a cartografia pode ser entendida como uma ferramenta, atividade meio, usada para auxiliar no diagnóstico e no delineamento de soluções para problemas sociais, econômicos, culturais, de engenharia etc...apresentados. Seu uso é abrangente.

Valendo-se para a consecução de seus objetivos, de diversas ciências e tecnologias, a cartografia constrói seu produto conforme as necessidades exigidas e o entrega na forma de mapas, único instrumento capaz de representar em escala, com o grau de exatidão requerido, todas as informações geográficas, quantitativas e temáticas, componentes necessárias ao planejamento.

A cartografia pode ser vista, neste caso, como a primeira ferramenta a ser utilizada antes que outras venham ser empregadas.
Constata-se que o produto cartográfico está associado a uma necessidade de apresentação e expressão de resultados. Um produto cartográfico, elaborado com o objetivo de expressar um conjunto de informações, deve ser ajustado às necessidades de apresentação impostas por essas informações, por meio de procedimentos e normas técnicas capazes de assegurar que o mapa elaborado satisfará as exigências originais do projeto.

Pode ser dito, também, partindo dessa constatação, que a cartografia é a linguagem de expressão do sensoriamento remoto, sendo portanto flexível para se ajustar as diferentes imagens&informações, produzidas pelos sensores remotos atuais e pelas novas metodologias para o processamento e interpretação desses dados.

Atributos da Cartografia


A cartografia é capaz de expressar informações quantitativas e qualitativas, decorrentes de fenomenos ocorridos, que estejam ocorrendo ou que venham acontecer. Para tal a cartografia deve assegurar que o mapa responda as seguintes questões:

Espacial
Onde ocorre o fato, qual a forma, quais são as dimensões.


Temporal
Quando ele ocorreu.


Temático
Qual o tipo de ocorrência.




Tipos de Mapas:


Os mapas, são divididos em 3 tipos princiapais de documentos: Cartas topográficas, Mapas Temáticos e Imagens de Satélite. Porém não podemos esquecer são muitos os tipos de mapas como por exemplo (as cartas portulanas, os mapas rupestres, os mapas medievais com forte apelo religioso, os mapas mentais e etc.



 Cartas topográficas:
(têm como característica principal as "curvas de níveis")




Perceba que a carta topográfica apresenta essas linhas avermelhadas, elas são na realidade as "CURVAS DE NÍVEIS", que representam a altitude de cada ponto. Na imagem acima observamos três indicações de de altitude: 1450m, 1454m e 1539m sendo esse o ponto culminante da imagem. É importante lembrar que somente com esse tipo de imagem (com curvas de níveis) é que podemos representar as diferenças de altitude. A linha em AZUL representa o RIO que passa pela região.


Mapas temáticos
(representam um assunto específico)


Esse mapa é um mapa TEMÁTICO da vegetação, perceba que ele apresenta apenas um assunto, ou seja, único tema. Os mapas temáticos são importantes para um melhor entendimento de cada assunto tratado no mapa. Podemos ter inúmeros mapas temáticos, com por exemplo: Clima, relevo, População, Hidrografia, Indústrias, Portos, Aeroportos, Biomas, Mortalidade infantil e etc.


Imagens de satélite
(São fotos tiradas por satéilites e servem para acompanhamento de ações em tempo real ou próximo. Ex: desmatamentos, previsão do tempo, queimadas, etc.)



A imagem acima é de Brasília-DF. Perceba que a foto foi tirada de uma altitude relativamente grande. Uma das vantagens de uma imagem de satélite é o fator histórico, pois podem guardar imagens demosntrando como eram algumas áreas antes de uma inundação de uma barragem por exemplo, ou antes de um terremoto, proporcionando assim um modo de comparação entre o antes e o depois. A programa GoogleEarth trabalha com esse tipo de informação.

Comentários

Postagens mais visitadas