NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES


Uma dúvida constante entre os alunos é saber como realizar corretamente um trabalho escolar. Sabemos que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são utilizadas como BASE, contudo as instituições fazem adaptações conforme suas realidades.

Para tentar diminuir essa dificuldade, vou tentar apontar o que é imprescindível na apresentação de um trabalho escolar, seja ele IMPRESSO ou ESCRITO À MÃO, vamos lá?

CAPA

Nesse espaço é fundamental o nome da escola, o nome do aluno(s), nome do professor, título do trabalho, cidade onde você mora e data de realização do trabalho.

SUMÁRIO

É a lista dos conteúdos que o trabalho vai apresentar, listados em suas respectivas páginas, para facilitar ao leitor uma localização rápida e eficaz.

INTRODUÇÃO

Uma boa introdução deve conter um mínimo de três parágrafos, onde o primeiro apresentará uma relação básica dos conteúdos do trabalho. O segundo parágrafo pode informar por que são importantes esses assuntos e por que o leitor deve realizar a leitura dos mesmos. E por final, o terceiro parágrafo deve agradecer ao leitor pela leitura e convidá-lo a algumas possíveis reflexões (fazer algumas perguntas) que possam ser respondidas com os assuntos tratados ao longo do trabalho.

CONTEÚDO (CAPÍTULOS)

É logicamente, a parte mais importante do trabalho, porém deve ser organizada e de fácil compreensão, para que o leitor não venha a desistir do ato da leitura. Lembre-se sempre: o trabalho realizado não foi feito só pra você ler, mas principalmente para que possa informar a alguém que você PESQUISOU, ENTENDEU e CONSEGUIU organizar tais conteúdos num mesmo texto, ou seja, no seu trabalho.

Tenho recebido vários trabalhos que pecam nesse sentido, muitos alunos acreditam que trabalhos não servem pra nada, muito pelo contrário, eles traduzem a ORGANIZAÇÃO, A CAPACIDADE DE LEITURA, O CAPRICHO de cada aluno, diria um professor meu "O TRABALHO É A CARA DO ALUNO", e acredito que isso seja uma boa análise.

CONCLUSÃO

Segue o mesmo princípio da INTRODUÇÃO, porém nos três parágrafos o autor deve acrescentar seu ponto de vista em relação aos assuntos tratados. Deve aqui opinar se concorda ou não com os pontos de vistas, com os dados, com os autores pesquisados e etc. Lembre-se, é na conclusão que você deve CONCLUIR, mas tome cuidado, alguns trabalhos são sugeridos para serem realizados em GRUPOS ou EQUIPES, e uma forma de PERDER NOTA é por exemplo: se um trabalho foi realizado em equipe, aparece na conclusão "CONCLUO QUE ...", oras, isso é nítido que o trabalho foi realizado por um único aluno (a). Para não fazer feio, aponte conclusões diferentes, pois nem todos chegam às mesmas conclusões, informe o que o "João achou, o que o Pedrinho entendeu, o que a Denise comentou.." etc.

REFERÊNCIAS

Antigamente, era muito comum usarmos BIBLIOGRAFIA, mas isso servia para um momento histórico em que as pesquisas eram realizadas APENAS EM LIVROS, por isso BIBLIO = LIVROS, atualmente usamos várias fontes de pesquisas: livros, artigos, filmes, internet (youtube), livros online e etc, o que na verdade, facilitou um bocado as pesquisas. Lembro-me da minha carteirinha da BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ, quer pesquisar? Vai até a biblioteca, rssss.
Por isso usamos hoje o temor REFERÊNCIAS, que contempla todos esses meios. Mas cuidado ao usar a internet, colocar endereços como por exemplo:

www.google.com.br ou www.wikipedia.com.br

são os erros mais GROSSEIROS cometidos por alunos, isso é um bom motivo para PERDER NOTA NOVAMENTE. Ao usar a internet, sempre copie o link depois que clicou no item oferecido pelo google ou pela wikipedia, ok??

ANEXOS

Esse espaço é destinado para apresentação de figuras, gráficos e tabelas que venham contribuir com o assunto trabalhado. NAOOOOOOOOOOO coloque imagens ou gráficos ou tabelas que NÃO TENHAM RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS (só para "encher linguiça"), é uma falta de respeito com o professor, com você mesmo, com o meio ambiente, com a impressora que imprimiu tal imagem. Seja criativo, use e abuse desse espaço, sempre fazendo uma ligação da imagem com parte do texto do trabalho, apontando a página do assunto.

Espero que eu tenha ajudado um pouco.. Grande abraço a todos.



Comentários

Postagens mais visitadas