DESCRITORES DE GEOGRAFIA (6° ANO ao 9° ANO)

DESCRITORES DE GEOGRAFIA 6º ano (5ªsérie) 6. FORMAS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA ESPAÇO-TEMPORAL 6.1 Sistema de referência: coordenadas geográficas D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios. (B) D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização. (B) D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa. (O) 6.2 Fusos horários e sistema de orientação: pontos cardeais e colaterais D85 - Relacionar a forma da Terra e o movimento de rotação com a definição de horários locais. (G) D86 - Aplicar, a partir de um planisfério, os fusos horários para estabelecer diferenças horárias entre localidades. (G) 6.3 Tipos de mapas temáticos D87 - Interpretar cartogramas, cartodiagramas, anamorfoses geográficas e mapas de isolinhas (isotermas, isoietas e isóbaras). (O) 4. RELAÇÃO SOCIEDADE/NATUREZA 4.1 Domínios naturais: características, dinâmicas e processos D44 - Relacionar os índices pluviométricos, umidade e temperaturas elevadas com a diversidade da vegetação das florestas tropicais e equatoriais. (O) D45 - Diferenciar as florestas de coníferas das florestas temperadas, comparando gravuras. (O) D46 - Associar as características destas florestas com a utilização intensiva pela indústria madeireira. (O) D47 - Descrever as características do domínio das tundras ou dos desertos, observando gráficos de temperatura e gravuras. (O) D48 - Compreender as consequências dos desmatamentos, em larga escala, nos domínios das florestas tropicais. (O) D49 - Associar o uso intensivo do solo nas áreas de transição entre o deserto do Saara e as savanas com o processo de desertificação. (O) D50 - Estabelecer relação entre a bacia do rio Huang Ho e o Yang Tsé Kiang, na China, com a agricultura irrigada. (O) D51 - Estabelecer relações entre o rio Nilo e a vida socioeconômica do Egito. (O) D52 - Estabelecer relações entre a rede hidrográfica europeia e suas hidrovias. (O) D53 - Estabelecer relações entre os rios Mississipi, Missouri e Tennessee com a vida socioeconômica do centro-sul dos EUA. (O) D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita. (O) D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica. (O) D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de energia. (B) D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de uma hidrelétrica. (G) D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas. (B) D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia. (B) 4.2 Exploração dos oceanos D60 - Compreender as características físicas dos oceanos. (O) D61 - Localizar no planisfério as principais correntes marítimas. (B) D62 - Relacionar as principais correntes marítimas com a atividade pesqueira. (O) 7º ano (6ªsérie) 5. O BRASIL E SUA REGIONALIZAÇÃO 5.1 O processo de formação territorial D63 - Relacionar a concentração socioeconômica do Brasil nas áreas próximas ao Atlântico com o processo de colonização do país. (O) D64 - Associar a atividade da pecuária e da mineração com o processo de interiorização do país. (O) D65 - Analisar as transformações do território brasileiro decorrentes do desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar e do café. (O) 5.2 Relação sociedade/natureza D66 - Comparar as características dos domínios naturais do Brasil. (O) D67 - Comparar os diferentes usos das bacias hidrográficas brasileiras a partir de suas características físicas. (O) D68 - Analisar a importância política e econômica da conservação da biodiversidade no território brasileiro. (G) D69 - Relacionar as atividades extrativas com as áreas dos diversos domínios naturais, através de comparação de gravuras (Percy Lau, por exemplo). (O) D70 - Identificar, no mapa, as principais bacias hidrográficas brasileiras e seu aproveitamento econômico (Tietê-Paraná, Paraguai, Madeira, Solimões-Amazonas, São Francisco). (B) 5.3 Divisão territorial do trabalho, o processo urbano-industrial e as desigualdades socioespaciais D71 - Reconhecer as transformações socioeconômicas brasileiras a partir do processo de industrialização e urbanização, através de textos, letras de música, charges, histórias em quadrinhos. (O) D72 - Relacionar a expansão do modo de vida urbano no Brasil com o surgimento e fortalecimento de movimentos sociais (sindicalismo, associação de moradores, movimento estudantil, mulheres, negros), observando fotografias e lendo reportagens de jornais e revistas. (O) D73 - Reconhecer as transformações ocorridas no campo brasileiro através da modernização agrícola, utilizando-se de tabelas e gráficos. (O) D74 - Localizar, em mapas, as principais áreas produtoras de trigo, soja, cana-de-açúcar, café, laranja, milho, feijão, arroz ou mandioca. (B) D75 - Analisar os aspectos positivos e negativos do Proálcool. (G) D76 - Associar a produção agroindustrial com a expansão da mão-de-obra assalariada no campo (bóia-fria), através de textos, charges e letras de música. D77 - Compreender, através do uso de mapas, a distribuição das principais áreas de criação bovina, suína e de aves. (O) D78 - Identificar, a partir de mapas viários, os fluxos de mercadorias e pessoas pelo território brasileiro. (B) D79 - Avaliar a importância dos portos e aeroportos para a economia brasileira. (G) D80 - Avaliar a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na luta pela reforma agrária no Brasil. (G) D81 - Descrever as desigualdades regionais do Brasil, do ponto de vista socioeconômico ou étnico-cultural, a partir dos dados organizados em tabelas ou mapas. (O) 2. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 2.1 O espaço urbano-industrial D10 - Relacionar a organização do espaço às transformações da indústria artesanal em indústria manufatureira. (O) D11 - Relacionar a organização do espaço às transformações da indústria manufatureira para a maquinofatureira. (O) D12 - Compreender a importância do processo de industrialização para a caracterização do mundo contemporâneo, a partir de um texto ou charge. (O) D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, letras de música ou poesias. (B) 2.3 Problemas sociais urbanos e do campo D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo. (O) D17 - Comparar processos de reforma agrária ocorridos em alguns países, a partir da leitura de pequenos textos. (O) D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. (O) D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização. (O) D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana. (O) D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações provocadas pelo crescimento das cidades. (O) 2.2 Fluxos migratórios D14 - Associar a questão da migração campo-cidade no mundo capitalista industrializado com a mecanização do campo, observando uma gravura. (O) D15 - Diferenciar a migração campo-cidade do mundo capitalista industrializado com o ocorrido na América Latina, através de uma charge ou poesia. (O) 8º ano (7ªsérie) Novo - Compreender o processo de formação dos continentes Novo - Associar a regionalização do espaço mundial com as relações de poder 3.3. Os países latino-americanos D27 - Relacionar a configuração territorial da América Latina com o processo de colonização da América espanhola e portuguesa. (O) Novo - Relacionar o processo de descolonização da América com o processo de desenvolvimento econômico atual D28 - Descrever as desigualdades regionais dos países latino-americanos, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. Novo - Compreender o processo de criação dos blocos econômicos latino americanos com destaque para MERCOSUL, UNASUL, COMECON Novo - Relacionar a hierarquia de poder entre os países membros dos blocos econômicos D29 - Explicar os objetivos do MERCOSUL. (O) 3.4. Os EUA e o Canadá Novo - Relacionar a configuração territorial da América Anglo Saxônica com o processo de colonização Britânica e Francesa. D30 - Descrever o processo de expansão territorial dos EUA. (B) D31 - Explicar os de textos. (G) D32 - Identificar em mapas as áreas industriais dos EUA e do Canadá. (B) D33 - Compreender o espaço agrário americano organizado em cinturões agroindustriais (belts). (O) D34 - Estabelecer relações entre a economia canadense e mexicana com a economia mecanismos de dominação dos EUA nos países latino-americanos, a partir da leitura americana. (O) D35 - Explicar os objetivos do NAFTA. (G) Novo - Análise e importância da Globalização e seus impactos no cotidiano social americano. Novo - O uso das novas mídias/tecnologias e seus impactos nas relações sociais e construção/ocupação do espaço geográfico Novo - EUA: aumento na produção interna de petróleo e sua consequente diminuição de dependência da OPEP Novo - Diminuição da presença militar dos EUA nos conflitos no Oriente Médio 3.2. Os países africanos D24 - Reconhecer o papel da colonização na organização do espaço africano. (B) Novo - Reconhecer o caótico papel das grandes potências no processo de descolonização do continente africano D25 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista étnico e cultural. (O) D26 - Descrever as desigualdades regionais dos países africanos, do ponto de vista socioeconômico. (O) Novo - Analisar e compreender as relações sociais que levam a constantes conflitos no continente Novo - Relacionar as crises sociais do continente ao desinteresse das grandes potências na região subsaariana Novo - Analisar os conflitos socioespacias que levaram a segregação racial na África do Sul Novo - Compreender o papel de Nelson Mandela no processo do fim do Apartheid 9º ano (8ªsérie) 1. DIVISÃO INTERNACIONAL E TERRITORIAL DO TRABALHO 1.1. Os sistemas de produção no espaço mundial e as transformações no mundo do trabalho D1 - Compreender a transformação do espaço mundial provocada pela Divisão Internacional do Trabalho. (O) D2 - Indicar as características do sistema de produção capitalista ou socialista. (B) D3 - Analisar como diferentes lugares se relacionam a partir da divisão territorial do trabalho. (G) D4 - Reconhecer que a produção industrial exige cada vez mais quantidade versus velocidade, a partir de uma charge ou história em quadrinhos. (B) D5 - Relacionar a interdependência entre as diversas áreas industriais e as produtoras de matérias-primas. (O) D6 - Identificar os países que mais investem em ciência e tecnologia, através de um mapa. (B) D7 - Interpretar um gráfico de barras sobre investimentos em ciência e tecnologia, considerando a interdependência entre os países. (O) 1.2 Agentes do Sistema Mundial: os Estados-nação, Organismos Internacionais, as grandes corporações empresariais e as Organizações Não-Governamentais (ONGs) D8 - Descrever o funcionamento e atribuições da ONU, Banco Mundial, OEA e de seus principais organismos. (B) D9 - Justificar a criação de organizações não governamentais para o exercício da cidadania, a partir da leitura e interpretação de textos. (O) 3. O MAPA POLÍTICO, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E GRUPAMENTOS REGIONAIS 3.1 A formação dos Estados Nacionais, os movimentos étnicos e religiosos D22 - Identificar, através do planisfério, as áreas de predomínio das principais religiões do mundo (islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo e budismo). (B) D23 - Concluir, a partir de um texto, as características culturais de um país islâmico. (G) 3.5. Os países europeus D36 - Descrever as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista étnico e cultural. (O) D37 - Analisar as desigualdades regionais dos países europeus, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. (O) D38 - Explicar os objetivos da União Européia. (G) 3.6 A Rússia e os países do Leste Europeu D39 - Interpretar as transformações recentes do leste europeu. (O) D40 - Interpretar, a partir de textos, o processo de constituição, crise e desintegração da URSS. (O) 3.7 A China D41 - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista socioeconômico, a partir dos dados organizados em tabelas. (O) D42 - Descrever as desigualdades regionais na China, do ponto de vista étnico e cultural, utilizando-se de mapas. (O) 3.8 O Japão D43 - Compreender as transformações econômicas do Japão no pós-guerra, a partir da leitura e de textos. (O) Fonte base: Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB (ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ÀS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E HABILIDADES INSTRUMENTAIS QUE LHES SÃO PRÓPRIAS, EXPRESSA EM FORMA DE DESCRITORES DO DESEMPENHO DO ALUNO) - MEC 1999

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