BATALHA NAVAL GEOGRÁFICA
Essa atividade consiste em colocar em prática o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula, sendo eles:
* Pontos Cardeais
* Pontos Colaterais
* Coordenadas Geográficas
* Planisfério (Modelo Mercator)
METODOLOGIA:
Primeiramente trabalhou-se com os alunos o conceito de planisfério, mostrando a diferença entre uma representação no GLOBO TERRESTRE e uma representação num MAPA MUNDI, evidenciando que, para demosntrar o "redondo" numa superfície PLANA algumas alterações poderiam ocorrer (usamos a deformação da Groenlândia como melhor exemplo).
Depois foi evidenciado que num planisfério o SISTEMA DE COORDENADA é utilizado para GEO-REFERENCIAR um determinado lugar/endereço no planeta, e que os sistemas de GPS utilizam esse mesmo processo.
Foi mostrado aos alunos como funcionam as coordenadas, dessa forma:
a. O professor desenhou na lousa um planisfério com latitudes e longitudes (0° até 90° N/S e 0° até 180° E/W) e solicitou aos alunos que viessem até a lousa localizar alguns exemplos indicados pelo professor, como:
15°N / 60°E
30°S / 120°W
b. O professor após esse atividade na lousa comentou que iria "esconder 3 navios", utilizando para isso, 3 coordenadas, por exemplo, para um navio o professor usou as seguintes coordenadas:
15°N / 60°E 15°N / 75°E e 15°N / 90°E
marcou esse navio na sua agenda, sem mostrar aos alunos onde escondeu, e fez a seguinte proposta: caso após todos da sala tiverem dito uma determinada coordenada, e o professor tivesse localizado ela na lousa, e se por ventura os alunos tivessem "afundado" o navio do professor, ganhariam, cada um, 01 chocolate BIS.
Para cada coordenada que os alunos falavam, o professor marcava no planisfério desenhado no quadro um X e caso tivessem acertado, o professor falava: Fogo, que quando erravam o professor falava: Água
O professor teve que pagar a promessa, os alunos AFUNDARAM o navio!!
c. Foi entregue para cada aluno um planisfério, e em duplas, cada um "escondeu" seus navios e o adversário deveria "afundá-los". Para o vencedor da dupla: 02 BIS para o perdedor: 01 BIS
A atividade FOI UM SUCESSO!
Todos esses conceitos, previamente trabalhados, que incluíram o desenho de uma Rosa dos Ventos, que fomos realizando juntos, em sala de aula, o professor desenhando n lousa e os alunos no caderno, seguindo o seguinte roteiro
1. Desenhar duas retas com 16 cm cada
2. Desenhar duas retas com 08 cm cada
3. Desenhar quatro retas com 04 cm cada
Formando essas formas:
Depois duas reta de 05 cm
Depois quatro retas de 2,5cm
Depois ligar todas as pontas
Pintar apenas um dos lados de cada ponta
Por fim, pintar o outro lado de cada ponta e inserir os pontos cardeais e colaterais
* Pontos Cardeais
* Pontos Colaterais
* Coordenadas Geográficas
* Planisfério (Modelo Mercator)
METODOLOGIA:
Primeiramente trabalhou-se com os alunos o conceito de planisfério, mostrando a diferença entre uma representação no GLOBO TERRESTRE e uma representação num MAPA MUNDI, evidenciando que, para demosntrar o "redondo" numa superfície PLANA algumas alterações poderiam ocorrer (usamos a deformação da Groenlândia como melhor exemplo).
Depois foi evidenciado que num planisfério o SISTEMA DE COORDENADA é utilizado para GEO-REFERENCIAR um determinado lugar/endereço no planeta, e que os sistemas de GPS utilizam esse mesmo processo.
Foi mostrado aos alunos como funcionam as coordenadas, dessa forma:
a. O professor desenhou na lousa um planisfério com latitudes e longitudes (0° até 90° N/S e 0° até 180° E/W) e solicitou aos alunos que viessem até a lousa localizar alguns exemplos indicados pelo professor, como:
15°N / 60°E
30°S / 120°W
b. O professor após esse atividade na lousa comentou que iria "esconder 3 navios", utilizando para isso, 3 coordenadas, por exemplo, para um navio o professor usou as seguintes coordenadas:
15°N / 60°E 15°N / 75°E e 15°N / 90°E
marcou esse navio na sua agenda, sem mostrar aos alunos onde escondeu, e fez a seguinte proposta: caso após todos da sala tiverem dito uma determinada coordenada, e o professor tivesse localizado ela na lousa, e se por ventura os alunos tivessem "afundado" o navio do professor, ganhariam, cada um, 01 chocolate BIS.
Para cada coordenada que os alunos falavam, o professor marcava no planisfério desenhado no quadro um X e caso tivessem acertado, o professor falava: Fogo, que quando erravam o professor falava: Água
O professor teve que pagar a promessa, os alunos AFUNDARAM o navio!!
c. Foi entregue para cada aluno um planisfério, e em duplas, cada um "escondeu" seus navios e o adversário deveria "afundá-los". Para o vencedor da dupla: 02 BIS para o perdedor: 01 BIS
A atividade FOI UM SUCESSO!
Todos esses conceitos, previamente trabalhados, que incluíram o desenho de uma Rosa dos Ventos, que fomos realizando juntos, em sala de aula, o professor desenhando n lousa e os alunos no caderno, seguindo o seguinte roteiro
1. Desenhar duas retas com 16 cm cada
2. Desenhar duas retas com 08 cm cada
3. Desenhar quatro retas com 04 cm cada
Formando essas formas:
ROSA DOS VENTOS
1° Duas retas de 10cm
Depois duas reta de 05 cm
Depois quatro retas de 2,5cm
Depois ligar todas as pontas
Pintar apenas um dos lados de cada ponta
Por fim, pintar o outro lado de cada ponta e inserir os pontos cardeais e colaterais
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