PONTOS CARDEAIS (COM BASE NA TEORIA DE DAVID AUSUBEL)
Essa atividade tem como finalidade reforçar a teoria de David Ausubel, que fala sobre APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, em que devemos usar aquilo que nossos alunos já possuem como conhecimento prévio e reforçá-lo ao máximo.
Assim, Evelyse Lemos
A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. "Quanto maior o número de links feitos, mais consolidado estará o conhecimento".
Partindo então desse pressuposto, realizamos uma atividade no pátio da escola, aproveitando o dia ensolarado de inverno (Araucária faz parte da região metropolitana de Curitiba - PR, é uma cidade que durante o inverno, costuma, pelas manhãs, apresentar tempo fechado, com muita neblina, devido sua proximidade com o Rio Iguaçu, que atravessa a cidade).
Segundo Ausubel, "ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, é um esforço em vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar", continuando "A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva" (do livro Psicologia Educacional, 1980).
No pátio da escola, as informações prévias foram mencionadas, como, "de que lado nasce o Sol?, é o Sol ou a Terra que se movem?, o Sol se põe no leste ou no oeste?" entre outras informações que eles mesmos foram apresentando, incluindo a ideia de termos, no nosso litoral um balneário chamado "Praia de Leste".
Para confirmarmos os "fatos", colocamos um pedaço de cano (mas poderia ser outro objeto disponível) e colocamos ele fixo no chão. Então seguimos a seguinte ordem:
1° Observamos o final da sombra projetada e colocamos uma pedra nesse local, indicando que ali seria o ponto cardeal OESTE - W
2° Mais ou menos uma hora depois, "emprestei os alunos de uma outra professora", pois já não era mais minha aula, e os levei novamente para o pátio. Agora observamos que a sombra havia mudado de posição. Alguns questionamentos foram encaminhados: por que a sombra mudou de posição? o que significava esse movimento? E se esperássemos mais tempo, onde a sombra iria estar? E se fosse no período da tarde, as sombras estariam na mesma posição? e ao meio dia?
Esses questionamentos foram só para resgatar os conhecimentos prévios, que Ausubel comenta.
Feito isso, colocamos outra pedra na ponta da sombra, marcando o segundo ponto, o ponto cardeal LESTE - E
3° De posse de um pedaço de cabo de vassoura, marcamos a linha LESTE-OESTE e com um outro pedaço de cabo de vassoura, marcamos a linha que cruza, formando a linha NORTE-SUL.
4° Assim, obtivemos os 4 PONTOS CARDEAIS: NORTE, SUL, LESTE e OESTE.
Uma atividade simples, mas muito divertida de se fazer. Espero que gostem e caso repliquem, mandem fotos da atividade.
Abraços Geográficos
Comentários