ATIVIDADE DE GEOGRAFIA NO ORKUT
Essa semana que passou inventei mais uma! Pra variar, buscando alternativas pra trabalhar GEOGRAFIA.
Fiz uma experiência inédita com meus alunos do 2º ano do ensino médio. Solicitei a eles a produção de um álbum de fotos no ORKUT sobre as cidades globais, conteúdo que havíamos estudado e debatido em sala de aula.
Sugeri que mantassem um album com duas fotos de cada cidade a sua escolha e que anotassem em baixo da foto os porquês dessas cidades serem globais, segundo os critérios das cidades globais:
1. FINANCEIRO
2. IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-CULTURAL
3. RELIGIOSIDADE
4. CONEXÕES E REDES EFETUADAS
Dessa forma, cada foto devia conter explicações sobre esses critérios, mas confesso que tive que fazer uns ajustes na atividade para as outras turmas e vale a dica.
Descobri que uns expertinhos andaram "copiando e colando" o trabalho de seus "amigos", "grande amigos" por que quem faz isso com amigo é "muy amigo", rssss.
Então o que fiz, como já trabalhei esse ano com eles conceitos sobre continentes, localização geográfica e cidades globais, dividi a turma em seis grupos de cinco alunos em média (aqui depende do número de alunos por turma), e para cada grupo o continente era diferente: grupo 01 África, grupo 02 Europa, etc. e cada integrante deveria, em seu respectivo continente encontrar uma cidade global e postar cinco fotos diferentes explicando o que as fotos (imagens) representavam para a cidade.
Expliquei ainda que, se duas cidades se repetissem, os dois trabalhos seriam anulados.
Com isso amarrei melhor a atividade, conforme vão terminando seus albuns os alunos entram em contato comigo pelo próprio ORKUT e assim que tenho um tempo dou meu parecer, um retorno e pronto, atividade realizada.
Depois dessa experiência fiquei pensando o quanto de papel, tinta de impressora, tinta de caneta entre outros (clips, grampos, cola) não economizamos? Quanto de matéria prima não representa para a natureza esse tipo de atividade (alumínio, ferro, água, trigo, celulose)????????
E se multiplicarmos por 10 turmas com 35 alunos em média?
E se multiplicarmos por três turnos ??
E se multiplicarmos por todas as escolas estaduais aqui de Araucária?
E se multiplicarmos pelas escolas de todo Estado do Paraná?
Precisamos pensar e discutir essas ferramentas, os CIBER-ESPAÇOS não podem ser somente para jogos (violentos), bate papo, cultura inútil (entre outras inúmeras facetas que a internet oferece), é preciso que OCUPEMOS nosso ESPAÇO também, e acredito que muitos alunos poderiam aderir a essa causa.
Sempre me pergunto, o que fazer pra não deixar as aulas de GEOGRAFIA chatas??
Como atingir meus alunos de tal forma que minhas aulas sejam LEGAIS???
De que forma posso me tornar um diferencial para eles? Como posso me tornar um professor mais perto, mais próximo, mais sensível às causas dessa futura juventude???
Entendo que a INTERNET pode me ajudar nesse sentido. O que vocês acham?
Grande abraço a todos !!
Comentários
Obrigada por ser um professor legal , que ensina super hiper mega power bem !
E por ter nos dado esta oportunidade de ter esta experiência de fazer trabalho pela Internet !!!
Sds Leticia Leal !
2º F
eu como sendo seu aluno me sinto
no direito de opinar,
e acho que esse foi o trabalho mais interessante e inovador que já fiz nós meus anos de estudo.
E claro acho que poderíamos "usufruir" muiiiito mais desses meios poucos usados pelos "teatchers" KK' Bom, a minha idéia de trabalho, é fazer videos usando o Youtube... :P
Um enorme abraçooo... fuii õ//