TEORIA DA POLENTA - EXPLICANDO A EXISTÊNCIA DA ATMOSFERA - THEORY POLENTA - EXPLAINING THE EXISTENCE OF THE ATMOSPHERE

Numa dessas aulas sobre EFEITO ESTUFA fui indagado por um aluno a explicar por que a ATMOSFERA não se dissipa pelo espaço e está "ligada" ao planeta TERRA. Diante de tal indagação acabei elaborando o que chamei de TEORIA DA POLENTA.

Explicar a atmosfera não é algo simples, mas podemos usar a criatividade, (juntamente, é claro, com explicações científicas), e tornar o assunto facilitado para o aluno, entendendo que ele, ao sabor da sua curiosidade, seja instigado a ler mais sobre o fenômeno e dessa forma indo buscar, por meio de leituras, explicações mais elaboradas e complexas, e que, conforme sua maturidade venha acontecendo, atinja relações mais elaboradas entre o mundo vivido e o campo científico atualizado.


A TEORIA DA POLENTA consiste em usar analogias do nosso dia a dia para explicar o fenômento ATMOSFERA. Para isso, precisamos primeiramente entender o funcionamento do DÍNAMO DE BICICLETA. Veja as imagens a seguir:



Fonte:  http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1280&bih=619&tbs=isch%3A1&sa=1&q=dinamo+de+bicicleta&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=DINAMO+DE+BI

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1280&bih=619&tbs=isch%3A1&sa=1&q=dinamo+de+bicicleta&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=DINAMO+DE+BI


Um dínamo funciona da seguinte forma: seu corpo externo fica fixo e seu eixo interno (ver primeira figura) gira rapidamente, criando um campo magnético onde, a energia acumulada tende a SAIR para fora do dínamo acendendo a lâmpada da lanterna da bicicleta.

É aí que entra a POLENTA. Imagine uma panela cheia de polenta, veja a imagem a seguir:


Fonte: http://www.google.com.br/imagens
se colocarmos uma bola de ferro dentro da panela estaremos analógicamente criando as camadas do planeta Terra, que seriam respectivamente: CROSTA (a panela), MANTO (a polenta) e NÚCLEO (a bola de ferro dentro da polenta). Veja a imagem das camadas da Terra:


Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1280&bih=619&tbs=isch%3A1&sa=1&q=dinamo+de+bicicleta&aq=0&aqi=g2&aql=&oq. camadas


Se girarmos a panela com a polenta e a bola de ferro dentro a consequência seria: a bola de ferro não iria girar na mesma velocidade da panela, criando um descompasso entre as três camadas (panela, polenta e bola de ferro).

Ao girar mais devagar, a bola de ferro acabará criando um campo magnético dentro da Terra, e o segredo está justamente aí.... no dímano o interior (eixo) gira mais rápido que sua parte externa (carcaça do dínamo que fica fixo na bicicleta). No caso do exemplo com a polenta, a parte externa da Terra (CROSTA) gira mais rápido que seu interior, o NÚCLEO (exatamente o oposto do dínamo), criando também um campo magnético, porém no sentido contrário, ao invés de expulsar a energia, a Terra concentra essa energia dentro de si, tornando-a um GIGANTESCO IMÃ, fazendo com que todas as coisas menores e mais leves que ela sejam atraídas para seu interior, o que explica não estarmos flutuando nesse momento.

Logo, quando o movimento de rotação (girar em torno de si mesma) da Terra acontece cria esse magnetismo, atraíndo incluvise os gases que compõem a ATMOSFERA.

Assim fica mais fácil fazer o aluno entender por que temos ATMOSFERA. Caso a Terra não tivesse camadas internas, caso não existisse esse descompasso entre as camadas durante o movimento de rotação da Terra não seria possível a existência de uma camada de gases envolvendo o planeta.

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1280&bih=619&tbs=isch%3A1&sa=1&q=dinamo+de+bicicleta&aq=0&aqi=g2&aql=atmosfera

Espero ter ajudado de alguma forma.... grande abraço.

Leituras complementares:

http://www.fondear.org/infonautic/mar/Meteo/Jet_Streams/Jets_Streams.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/camadas-terra.htm
http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/inducao/dinamos/
http://gambiarra.tia.mat.br/2007/06/19/dinamo-para-bicicleta/

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